top of page

                                                     NORMAS TÉCNICAS  

NBR 16046: os requisitos para as redes de proteção para edificações

 

 

A segurança das redes de proteção

 

A NBR 16046, publicada em abril de 2012, especifica os requisitos mínimos para fabricação de redes de proteção para edificações. Aplica-se a redes para proteção de janelas, sacadas, escadas, mezaninos, parapeitos, floreiras e outras aplicações semelhantes destinadas à segurança e proteção em edificações. Não se aplica a redes utilizadas em piscinas, quadras, aviários, canis, gatis e outras aplicações semelhantes. Não se aplica a redes instaladas na posição horizontal, onde ocorra esforço permanente ou temporário sobre a rede e não se aplica a produtos que contenham fios metálicos.

A norma determina que o material da rede de proteção não pode ser reciclado, deve ser resistente à propagação de fogo e deve possuir temperatura máxima de trabalho de 50°C ou superior. A rede de proteção deve possuir tamanho de malha com perímetro máximo de 200 mm, devendo resistir ao impacto gerado pelo trabalho de 600 J quando ensaiada. Deve resistir à carga mínima de tração longitudinal e transversal de 500 N/malha quando ensaiada. Após a realização do ensaio de envelhecimento, a rede de proteção deve resistir à carga mínima de tração longitudinal e transversal de 320 N/malha quando ensaiada.

Instalação  

Para a instalação de redes de proteção consultar e realizar de acordo com a Norma ABNT NBR 16046-3:2012

 1. O instalador deve realizar uma análise prévia do substrato onde irá instalar a rede, perfurando-o para verificar se apresenta a resistência necessária para a instalação.

2. Conforme a norma cada elemento principal de fixação (ganchos) deve resistir a no mínimo 30 kgf, devendo ser verificado através de dinamômetro manual.

3. A distância entre os ganchos não deve ser superior a 35 cm.

 4. A corda deve ser instalada em todos os elementos de fixação, sendo que ela deve ser passada por cada malha do perímetro da rede.

 5. Quando a malha coincidir com o elemento de fixação deve ser instalada no elemento de fixação, caso não coincida instalar a malha mais próxima.

 6. A distância entre o substrato em que a rede é instalada e a corda (flecha) deve ser de no máximo 3 cm.

7. Os elementos de fixação aparentes devem ser instalados de maneira a evitar que o usuário desfaça a fixação de qualquer ponto de ancoragem da rede.

 8. Os ganchos metálicos devem ser fechados. A instalação deve ser feita por conjunto formado no mínimo por ganchos de 4,2 mm de diâmetro e buchas com abas.

 9.   Caso sejam utilizados ganchos de diâmetro superior, a bucha deve ter tamanho compatível com eles. Para instalação em substrato de madeira consulte a NORMA.

 10. No litoral é recomendado fixação com elementos em aço inox.

11. O corte da rede deve ser realizado uma única vez, no ponto equidistante entre os vértices da malha.

12. Após a instalação deve inserir uma identificação na rede, contendo no mínimo as seguintes informações: nome da empresa e/ou CNPJ e data da instalação.

13. A inspeção da instalação (Rede, corda de fixação, ganchos e buchas), deve ser realizada no 1°ano e após a cada 06 meses, constatando alguma anormalidade esta deverá ser corrigida imediatamente. E no total de 03 anos a instalação deverá ser totalmente substituída.

Deixamos um alerta: caso não seja possível realizar a fixação da rede de proteção conforme os requisitos estabelecidos na norma, o instalador deve informar ao cliente sobre a inviabilidade da instalação ou utilizar método de fixação alternativo que possua desempenho igual ou superior ao descrito. Após a instalação, o instalador deve inserir uma identificação na rede, contendo no mínimo as seguintes informações: nome da empresa e/ou CNPJ e data da instalação.

Dicas para uso e conservação

 1. Não submeter a contato com: produtos químicos, materiais cortantes ou pontiagudos, fontes de calor, como ferro de passar roupa, velas, cigarros e etc.

2. As redes de proteção devem ser retiradas em situação de lavagem externa, pintura, reforma da fachada da edificação, ou serviços de reforma próximo ao local da instalação da rede ou outra situação que possa gerar danos à rede de proteção ou a sua instalação.

3. Havendo a necessidade de retirada e recolocação das redes, o serviço deve ser realizado por profissional qualificado para instalação de rede de proteção.

4. A limpeza deve ser apenas com pano úmido, em seguida enxugar com pano seco.

5. Deve-se verificar o estado da instalação (Rede, corda de fixação, ganchos e buchas), caso haja alguma anormalidade, contatar o instalador.

 6. A garantia da rede e da corda de fixação é de 03 anos após a data de emissão da nota fiscal da fábrica, contra defeito de fabricação, em condições normais de uso.

 7. A instalação deverá ser totalmente trocada no prazo de 03 anos

 Rede Norma ABNT NBR 16046-1:2012

 Bucha Norma ABNT NBR 14270

 Corda Norma ABNT NBR 16046-2:2012

 Instalação Norma ABNT NBR 16046-3:2012

bottom of page